top of page

Efeito dominó: aprendendo a perceber consequências

  • Foto do escritor: Débora Palma
    Débora Palma
  • 19 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de out. de 2024

Ainda que a vida nos surpreenda com eventos inesperados, grande parte dos eventos que nos assolam - ou beneficiam - são fruto de escolhas pessoais, que tomamos todos os dias. É nesse sentido que podemos perceber a vida como um acúmulo de decisões; boas ou ruins, elas o levarão a alguns lugares específicos.


Ainda que, é claro, nem todas as boas escolhas levem a desfechos satisfatórios, escolher melhor sua atuação no mundo permite que o sucesso seja mais possível. Ainda que a má sorte possa existir, estamos nos precavendo de cenários ruins ou desagradável.


Aquilo que começa pequeno se torna grande, pois uma ação leva a outra em consequência: "Quando uma única coisa - a coisa certa - se põe em movimento, ela pode derrubar muitas outras. E não é só isso (...) Pode, ao cair, derrubar não somente uma grande quantidade de coisas como derrubar coisas maiores" (p. 16).

Toda grande mudança começa como dominós caindo - BJ Thornton

Cada peça de dominó é capaz de derrubar uma outra, 50% maior! Trata-se, portanto, de uma progressão geométrica. Quanto mais fazemos de determinada coisa, mais aquele processo se acelera. Coisas que começam pequenas se tornam grandes.


ree

Para alcançar resultados extraordinários, encontre a primeira peça e se concentre nela até que caia. Essa estratégia funciona porque o sucesso é sequencial, não simultâneo. O que começa linear se torna geométrico: "Você faz a coisa certa, depois faz a próxima coisa certa. com o tempo, os acertos vão se somando e o potencial geométrico do sucesso é liberado. (...) Sucesso gera sucesso, e quanto mais isso acontece, repetidamente, mais próximo você chega do maior sucesso possível" (p. 19).


A estratégia de focar num ponto específico e atuar sobre ele vale tanto para nossa vida e carreira quanto para os menores momentos de cada dia. Por isso é imprescindível sua reflexão: "O que devo fazer hoje, agora, que tornará os próximos passos mais fáceis?".


Não somos, é claro, produtivos em nível máximo - o tempo todo.

Há dias em que temos altos e baixos. Isso é normal. Absolutamente faz parte da vida. Mesmo assim, nesses casos, é importante refletir: "qual é o objetivo maior que busco alcançar?". Ser mais saudável? Ser mais organizado? Se preocupar menos com questões que te afligem no seu dia a dia?


Elenque um objetivo tangível. E faça algo em direção a ele. Será, provavelmente, algo pequeno.

Se você quer ser mais organizado, arrume sua mesa.

Se quiser ser mais saudável, compre uma fruta na semana - e consuma.


A vida, no fim, é composta por micro hábitos que te apoiam na conquista de se tornar quem você quer ser.







 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


© Débora Palma

bottom of page